Nova aplicação para o SPSS Statistics – PSE Applets for SPSS

PSE-Applets-for-SPSS

A ENSP/UNL tem, a partir de hoje, disponível uma nova aplicação para o software SPSS Statistics – PSE Applets for SPSS.

Esta aplicação tem o objetivo de facilitar processos de preparação e de análise de dados que, sendo possíveis de forma nativa no software, requerem tarefas mais ou menos complexas.

Nesta primeira versão estão incluídos 4 processos de preparação de dados:

  • Junção de casos;
  • Junção de variáveis;
  • Extração de carateres;
  • Criação de índices.

Todos os processos são possíveis de realizar no IBM SPSS Statistics através de sintaxe, de múltiplas opções de menus ou pela repetição de um mesmo procedimento. Nos menus desta aplicação é facilitada a realização dos processos indicados – através de um interface único (uma caixa de diálogo) o utilizador faz as especificações do que pretende e obtém um resultado.

Nos procedimentos Junção de casos e Junção de variáveis a grande vantagem que obtém é poder juntar informação dispersa em até 50 ficheiros de dados num único ficheiro, através de uma única tarefa especificada em caixa de diálogo.

Na extração de carateres toda a operação é executada em caixa de diálogo quando no IBM SPSS Statistics tem que programar sintaxes mais ou menos complexas conforme a operação de extração a efetuar.

Na criação de índices obtém a numeração sequencial de casos, a sua ordenação e a sua contagem por simples especificação das suas escolhas em caixa de diálogo.

A cada menu está associado um botão de ‘Help’ onde pode aceder à informação sobre cada processo.

Instalação do PSE Applets for SPSS

A instalação do PSE Applets for SPSS é apenas realizada pelo Gabinete de Informática dentro das instalações da ENSP/UNL.

Leave a Reply