Video conferência | Zoom - Colibri

Objetivo

O Colibri é uma plataforma de video conferência para colaboração à distância, destinada à comunidade académica e científica de Portugal, para reuniões, trabalhos de grupo, aulas e tutoriais.

O Colibri utiliza como base a plataforma Zoom.

O Colibri está englobado no projeto de serviços federados da FCCN. Este é um serviço gerido tecnicamente pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN). Os STIC da ENSP garantem o acesso à plataforma não tendo qualquer intervenção na gestão desta.

Acesso

A plataforma Colibri está acessivel

Tipologia de contas

Os tipos de conta Zoom utilizados na videoconferência Colibri são os seguintes:

  • Contas Pro (Licensed) – Permitem realizar reuniões com mais de 40 minutos e um máximo de 300 participantes por sessão (disponíveis para contas staff ou faculty).
  • Contas Básicas – Permitem realizar reuniões com uma duração máxima de 40 minutos e um número máximo de 100 participantes por sessão.

As contas Pro são válidas até 1 hora após ter sido realizado o login federado na plataforma. Como tal, deverá autenticar-se antes de começar a reunião de forma a garantir que a sua sessão de trabalho é superior aos 40mins. 

Acesso a contas

  • Staff e docentes – Contas Pro (Licensed)
  • Alunos e investigadores – Contas Básicas. O acesso a contas “pro”, estão disponíveis entre as 19:00h e as 7:00h. Fora deste período apenas têm acesso a contas “basic”.

Este serviço está ativo enquanto tiver credenciais válidas da ENSP NOVA

Como sei se tenho uma conta Pro ativa?

  1. Fazer login no serviço
  2. Aceder ao meu perfil em “Profile”
  3. Verificar o meu tipo de Licença na seção Account: Licensed (Pro)

Utilização

Se for apenas um participante NÃO deverá fazer login no sistema Colibri Zoom.

Se vai participar numa sessão deverá seguir os seguintes passos:

  1. Aceda à sessão via “link” partilhado pelo moderador da sessão;
  2. Alternativamente, pode aceder à sessão via Aplicação ZOOM disponível em https://videoconf-colibri.zoom.us/download;
  3. Abra a aplicação ZOOM;
  4. Clique em “Join a Meeting” e coloque o “ID” da sessão partilhado pelo moderador (Ex: 000-000-0000);

Os participantes devem evitar fazer o login na plataforma, visto que não é necessário para a sua participação na reunião.

Para mais informações sobre a configuração e operação do sistema zoom pode consultar a página.

Caso seja moderador, deverá autenticar-se antes da reunião de forma a garantir que a sua sessão de trabalho é superior aos 40mins. 

Para agendar uma sessão deverá seguir os seguintes passos:

  1. Aceder à plataforma em http://colibri.fccn.pt/;
  2. Clicar em agendar;
  3. Realizar o login com as suas credenciais;
    1. Domain: videoconf-colibri 
  4. Preparar e configurar a sua reunião;
  5. Partilhar o “link” ou “ID” da sua sessão por email com os vários participantes;
  6. Garantir que faz o login no Colibri antes da sessão começar (a sua licença Pro terá uma duração de 1 hora após a realização do login).

 Caso tenha feito todos os procedimentos de forma correta, e a sua conta se mantiver em modo Basic, sugerimos duas indicações:

  • Limpe a cache e cookies browser
  • Navegue numa janela sem registo (anónima)

Instalação

Condições

Os termos e condições de utilização do Colibri estão disponiveis aqui.

O utilizador terá acesso enquanto tiver credenciais da ENSP NOVA ativas.

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