Video conferência | Zoom - Colibri
Objetivo
O Colibri é uma plataforma de video conferência para colaboração à distância, destinada à comunidade académica e científica de Portugal, para reuniões, trabalhos de grupo, aulas e tutoriais.
O Colibri utiliza como base a plataforma Zoom.
O Colibri está englobado no projeto de serviços federados da FCCN. Este é um serviço gerido tecnicamente pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN). Os STIC da ENSP garantem o acesso à plataforma não tendo qualquer intervenção na gestão desta.
Acesso
A plataforma Colibri está acessivel
- em https://videoconf-colibri.zoom.us/
- através da instalação da App
Tipologia de contas
Os tipos de conta Zoom utilizados na videoconferência Colibri são os seguintes:
- Contas Pro (Licensed) – Permitem realizar reuniões com mais de 40 minutos e um máximo de 300 participantes por sessão (disponíveis para contas staff ou faculty).
- Contas Básicas – Permitem realizar reuniões com uma duração máxima de 40 minutos e um número máximo de 100 participantes por sessão.
As contas Pro são válidas até 1 hora após ter sido realizado o login federado na plataforma. Como tal, deverá autenticar-se antes de começar a reunião de forma a garantir que a sua sessão de trabalho é superior aos 40mins.
Acesso a contas
- Staff e docentes – Contas Pro (Licensed)
- Alunos e investigadores – Contas Básicas. O acesso a contas “pro”, estão disponíveis entre as 19:00h e as 7:00h. Fora deste período apenas têm acesso a contas “basic”.
Este serviço está ativo enquanto tiver credenciais válidas da ENSP NOVA
Como sei se tenho uma conta Pro ativa?
- Fazer login no serviço
- Aceder ao meu perfil em “Profile”
- Verificar o meu tipo de Licença na seção Account: Licensed (Pro)
Utilização
Se for apenas um participante NÃO deverá fazer login no sistema Colibri Zoom.
Se vai participar numa sessão deverá seguir os seguintes passos:
- Aceda à sessão via “link” partilhado pelo moderador da sessão;
- Alternativamente, pode aceder à sessão via Aplicação ZOOM disponível em https://videoconf-colibri.zoom.us/download;
- Abra a aplicação ZOOM;
- Clique em “Join a Meeting” e coloque o “ID” da sessão partilhado pelo moderador (Ex: 000-000-0000);
Os participantes devem evitar fazer o login na plataforma, visto que não é necessário para a sua participação na reunião.
Para mais informações sobre a configuração e operação do sistema zoom pode consultar a página.
Caso seja moderador, deverá autenticar-se antes da reunião de forma a garantir que a sua sessão de trabalho é superior aos 40mins.
Para agendar uma sessão deverá seguir os seguintes passos:
- Aceder à plataforma em http://colibri.fccn.pt/;
- Clicar em agendar;
- Realizar o login com as suas credenciais;
- Domain: videoconf-colibri
- Preparar e configurar a sua reunião;
- Partilhar o “link” ou “ID” da sua sessão por email com os vários participantes;
- Garantir que faz o login no Colibri antes da sessão começar (a sua licença Pro terá uma duração de 1 hora após a realização do login).
Caso tenha feito todos os procedimentos de forma correta, e a sua conta se mantiver em modo Basic, sugerimos duas indicações:
- Limpe a cache e cookies browser
- Navegue numa janela sem registo (anónima)
Instalação
Aceda a https://videoconf-colibri.zoom.us/download e selecione a opção “Downloads”.
2. Pode optar por aceitar ou alterar as configurações relativas ao uso de Cookies.
3. Após indicar as suas preferências pode feche a janela.
4. Deve selecionar o download do “Zoom Client for Meetings”.
5. Após o download estar concluido, deve iniciar o programa de instalação. Poderá ter de autorizar o instalador a fazer modificações no seu equipamento (dependendo das configurações do seu sistema).
6. Após a instalação a aplicação Zoom deverá ser iniciada. Este processo termina a instalação da aplicação.
Pré-requisito – Habilitar permissões para instalação de uma APP
1. Clique no ícone da Apple no canto superior esquerdo da tela. Escolha System Preferences.
Nota: Dependendo da sua versão do macOS, isso pode estar listado como System Settings.
2. Clique em Security & Privacy.
3. Clique no ícone de cadeado no canto inferior esquerdo para ter acesso para fazer alterações.
4. Digite o nome de usuário e a senha do administrador do computador.
5. Altere de Allow apps downloaded from para App Store and identified developers
6. Nota: Para Mac High Sierra (10.13.x), você também precisará clicar em Allow.
7. Clique no ícone de cadeado novamente para evitar outras alterações.
Como instalar o aplicativo Zoom no macOS
1. Visite o Download Center da Zoom
2. Faça download do Zoom Client for Meetings
3. Faça duplo clique no ficheiro que fez download. Normalmente é salvo na pasta Downloads.
Nota: Se for solicitado “Installer” deseja aceder os ficheiros na pasta Downloads, clique em OK.
4. Assim que o “Installer” abrir, clique em Continue.
5. Escolha o destino para instalação:
Instalar para todos os utilizadores deste computador ou não
6. Clique em Continue
- (Opcional) Se desejar alterar o destino da instalação, escolha Change Install Location
7. (Opcional) Se escolheu Install for all users of this computer, insira as credenciais de administrador do dispositivo.
8. Clique em Install software
9. Assim que a instalação for concluída, clique em Close.
O Zoom pode ser instalado em dispositivos móveis, disponível gratuitamente nas lojas virtuais: Apple App Store, Windows Store e Google Play.
O Zoom Mobile permite a realização de reuniões de uma forma bastante prática.
- A partir do seu dispositivo móvel aceda à loja virtual
- Procure por Zoom e o autor/dono tem de ser Zoom Video Communications, Inc
- Instale segundo as instruções da APP
É possivel a instalação de Apps de terceiros de modo a facilitar e aumentar a interactividade quando numa reunião de Colibri | Zoom.
Algumas das Zoom APPs testadas pela FCCN estão disponiveis em https://ajuda.colibri.fccn.pt/zoom-apps/
Condições
Os termos e condições de utilização do Colibri estão disponiveis aqui.
O utilizador terá acesso enquanto tiver credenciais da ENSP NOVA ativas.